Header Ads Widget

Quer Promoção? Clique Aqui

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de cartões de crédito?

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de cartões de crédito?
Os cartões de crédito podem ser uma maneira útil de gerenciar suas finanças, mas há algumas coisas a considerar antes de começar a usar uma. Aqui está o que você deve saber.

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um tipo de cartão bancário que permite emprestar dinheiro - crédito - antes de pagar com juros. Eles funcionam como um tipo de empréstimo, mas, em vez de obter dinheiro em uma conta, você recebe o crédito gasto através do cartão, antes de pagar de volta o que deve a cada mês.

Tipos de cartão de crédito - Existem vários tipos diferentes de cartões de crédito projetados para diferentes pessoas e propósitos, incluindo cartões que:
  • Ofereça recompensas, dependendo de como você as usa;
  • Ajudá-lo a criar seu relatório de crédito;
  • Permite transferir um saldo existente para um novo cartão com juros baixos ou sem juros.
O tipo de cartão de crédito que você precisa dependerá de suas próprias circunstâncias - saiba mais sobre o que é oferecido com nosso guia sobre tipos de cartões de crédito .

Como funcionam os cartões de crédito?

Se você solicitar um cartão de crédito, receberá o cartão na postagem. Separadamente, você receberá um número de identificação pessoal (PIN) para acompanhar o cartão. Depois de ter o cartão e o PIN, é necessário ativar o cartão, geralmente on-line, para que esteja pronto para uso. Você poderá usar seu cartão de crédito para fazer compras antes de pagar o saldo, ou parte do que você deve, a cada mês. Geralmente, você deve fazer um pagamento mensal mínimo para evitar taxas, mas se você pagar seu saldo integral todo mês, poderá evitar o pagamento de juros.

Isso significa que, se forem usados ​​com sensatez, os cartões de crédito quase funcionarão como um empréstimo sem juros. No entanto, você não faz seus pagamentos no prazo, pois pode enfrentar cobranças e altas taxas de juros. O uso responsável do seu cartão de crédito pode trazer grandes benefícios financeiros.

Devo solicitar um cartão de crédito?

Se você está pensando em obter um cartão de crédito, considere se está no melhor lugar para fazer uma inscrição. Embora possa diferir entre os provedores, eles geralmente usam os seguintes critérios para decidir se aceitarão seu pedido:
  • Seu histórico financeiro: quaisquer decisões judiciais do condado (CCJs) ou falências em seu histórico podem tornar menos provável que seu pedido de crédito seja bem-sucedido.
  • Seus ganhos (renda): alguns provedores exigem que você ganhe regularmente para se qualificar - alguns até têm um valor mínimo que você deveria ganhar.
  • Sua pontuação de crédito: os credores analisam seu histórico de crédito, relatam e usam essas informações para atribuir uma pontuação de crédito. Como cada credor gera sua própria pontuação de crédito com base em seus próprios requisitos, você pode ter pontuações diferentes com empresas diferentes. Os fornecedores de cartão de crédito usam essa pontuação para determinar se você se qualifica para o cartão de crédito.
Quando você solicita um cartão de crédito, ele deixa um registro no seu relatório de crédito e, quanto mais aplicativos você fizer especialmente aplicativos rejeitados, mais difícil poderá ser obter crédito no futuro. Isso ocorre porque muitos aplicativos podem fazer com que os credores pensem que você está lutando com suas finanças ou seja um mutuário irresponsável. Como resultado, eles podem pensar que você corre o risco de não conseguir efetuar seus futuros pagamentos. Você pode aprender mais com nosso guia sobre se será aceito para um cartão de crédito.

Vantagens de usar um cartão de crédito

Desde que você os use adequadamente, os cartões de crédito podem ter várias vantagens em relação aos cartões de débito e pagamentos em dinheiro. Esses incluem:
  • Distribuir as compras: com um cartão de crédito, você poderá distribuir o custo de uma grande compra, como um eletrodoméstico, por vários pagamentos mensais. Isso pode ser útil para situações de emergência nas quais você pode ter dificuldades para pagar imediatamente por algo que precisa;
  • Comprar agora para pagar mais tarde: também pode ser uma opção mais conveniente usar um cartão de crédito, pois pode permitir que você compre um produto ou serviço, mas não o pague até que o dia do pagamento chegue e você poderá fazer seu pagamento mensal;
  • Tendo proteção de compra: todas as compras realizadas entre 100 e 30.000 libras em um cartão de crédito são protegidas pela Seção 75 da Lei de Crédito ao Consumidor . Isso significa que, se a transação der errado, por exemplo, se a empresa vendedora falir ou se a compra estiver com defeito ou faltar, você poderá reivindicar o custo junto ao fornecedor do cartão de crédito. Você também poderá solicitar um reembolso se seu cartão de crédito for usado de forma fraudulenta, desde que não tenha sido negligente com ele - leia mais em nosso guia sobre segurança de cartão de crédito;
  • Como obter um empréstimo sem juros: alguns cartões de crédito oferecem um período de juros de 0% que efetivamente permite que você peça emprestado gratuitamente, desde que você faça seus pagamentos mensais. Mesmo se você pagar o valor mínimo exigido por mês, ainda estará pedindo empréstimos sem juros até esse período terminar. Nesse ponto, seria melhor pagar completamente sua dívida, caso contrário, você poderá voltar à taxa padrão do provedor - que pode ser bastante alta. Você também pode voltar à tarifa padrão se perder um pagamento ou exceder seu limite de crédito. Embora os cartões de crédito sem juros possam ser um grande benefício, eles ainda devem ser usados ​​com sensatez;
  • Obter benefícios e recompensas: muitos cartões de crédito também oferecem benefícios e incentivos variados que podem ser úteis se você escolher os corretos. Por exemplo, se você é um comprador interessado, pode achar que um cartão de crédito ou reembolso é o ideal, enquanto que, se estiver viajando de país para país, pode preferir um cartão de crédito de companhia aérea. Leia mais sobre como você pode se beneficiar com nosso guia para recompensar cartões de crédito;
  • Reduzindo sua dívida: com um cartão de crédito de transferência de saldo, você poderá transferir dívidas existentes para uma conta de crédito - geralmente com juros reduzidos ou sem juros. Isso significa que você reduz a quantidade de dinheiro que paga com juros, permitindo que você pague a dívida mais rapidamente;
  • Aumentando seu rating (pontuação) de crédito: se você tiver um relatório de crédito ruim ou limitado, os cartões de crédito do construtor de crédito podem oferecer uma maneira de melhorar sua situação financeira e criar melhores hábitos de empréstimo. Como eles são direcionados a pessoas com uma classificação de crédito ruim, geralmente podem cobrar taxas de juros mais altas, mas contanto que você faça seus pagamentos completos todo mês, não precisará pagar juros. Pagar seu saldo de forma consistente significa que você poderá criar lentamente seu relatório de crédito, demonstrando que pode pedir dinheiro emprestado de forma responsável por um longo período de tempo;

Desvantagens do uso de um cartão de crédito

Ao usar um cartão de crédito, lembre-se dos seguintes riscos:
  • A possibilidade de endividamento: o principal risco de contrair um cartão de crédito é que você poderá se endividar se não conseguir pagar o que emprestou. Alguns cartões de crédito podem cobrar altas taxas de juros, às vezes mais de 20%, e isso pode aumentar rapidamente se você não pagar o saldo;
  • Sua pontuação de crédito: deixar a dívida do seu cartão de crédito acumular ou perder pagamentos pode influenciar sua classificação de crédito. Quanto menor a sua classificação de crédito, mais difícil será solicitar crédito no futuro.
  • Taxas e cobranças: os cartões de crédito também podem ser cobrados com taxas e cobranças se você não atender aos seus pagamentos ou exceder seu limite de crédito. Você precisa ter cuidado com a maneira de usá-los;
  • Uso limitado: você pode ter restrições sobre como e onde pode usar seu cartão de crédito. Por exemplo, muitos cobrarão pela retirada em dinheiro ou pelo uso do cartão no exterior, a menos que indicado de outra forma no contrato de crédito.