A propagação da pandemia de Covid-19 causou estragos ao nosso redor. As empresas e as vidas em geral sofreram muito e ainda parecemos estar dentro de um túnel com a esperança de ver a luz em breve.
5 Razões para Adotar o Marketing Digital
Várias empresas foram levadas ao seu limite e são forçadas a refazer estratégias e se reinventar. A inovação tornou-se a chave para a sua sobrevivência. Embora as empresas da nova era já tivessem a vantagem de serem digitalmente ativas, sua confiança no marketing digital cresceu ainda mais. Por outro lado, as empresas que dependiam mais de formas convencionais de marketing, como eventos presenciais, feiras e exposições, etc., de repente se viram em águas turbulentas. Daí a necessidade premente de as empresas partirem para a transformação digital para se manterem competitivas e evitarem a extinção. Aqui mencionamos 5 razões para as empresas adotarem o marketing digital o mais cedo possível.
1- Visibilidade e Vantagem Competitiva: Com a crescente penetração da internet, é cada vez mais comum as pessoas acessarem a internet para iniciar a busca por produtos e serviços. Eles geralmente descobrem seus produtos e serviços por meio de e-mails, mecanismos de pesquisa, canais de mídia social e sites etc. Quanto mais você for encontrado online, mais oportunidades de negócios poderão ser geradas. Não é de admirar que as empresas digitalmente aptas estejam fazendo mais negócios. Portanto, investir em marketing digital pode lhe dar essa vantagem competitiva.
2- Análise de desempenho e construção de estratégias de acordo com isso: Depois de começar a implementar estratégias de marketing digital, você pode monitorar o desempenho de suas campanhas com ferramentas de análise como Google Analytics, Facebook Analytics e Instagram Insights etc. Por exemplo, o Google Analytics pode ajudá-lo a acompanhe as principais métricas, como número de visitantes, taxas de rejeição e tempo gasto em diferentes páginas do seu site. Ele ajuda você a coletar informações sobre o que está funcionando e o que não está. Além disso, você pode desenvolver suas estratégias futuras com base nesses insights.
3- Otimização do orçamento de marketing: o ano passado foi um pesadelo para as empresas de turismo, hotelaria, eventos e viagens, etc. Mesmo outras empresas que dependiam fortemente das formas tradicionais de marketing sofreram muito por causa das restrições de bloqueio. No entanto, houve histórias suficientes de como a mudança para o digital os ajudou a permanecer à tona no novo normal. Embora os orçamentos de marketing tenham sido atingidos, algumas empresas foram sábias o suficiente para redirecionar o que estava disponível para o marketing digital. Tornou-se uma revelação para muitos deles, pois encontraram novos caminhos para a geração de leads. Ele concedeu às empresas uma visão para otimizar seu orçamento de marketing de forma a fazer o melhor uso das formas convencionais de marketing e marketing digital.
4- Capacitação dos funcionários: Com cada vez mais empresas adotando uma estratégia de marketing integrada, os funcionários se sentem capacitados porque as ferramentas digitais permitem que realizem seus trabalhos com mais rapidez e transparência. Como esse é um campo em constante evolução, o aprendizado e o desenvolvimento são um aspecto fundamental desse trabalho. Tudo isso contribui para práticas de negócios inovadoras que permitem que os funcionários tomem decisões informadas com mais rapidez.
5- Aumento da receita: Com vários canais de marketing digital à sua disposição e seu uso efetivo, você pode aumentar a receita da sua organização em um ritmo mais rápido. 81,7% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Grin concordaram que o marketing digital aumentou seu desempenho financeiro. Isso se deve apenas a um modelo de marketing orientado a dados com conceitos e estratégias inovadoras que ajudam as organizações a alcançar novos mercados, mantendo os mercados existentes igualmente interessados.
Embora a adoção de estratégias de marketing digital tenha se tornado uma espécie de pílula de emergência nesta era de pandemia, há motivos suficientes para acreditar que elas continuarão a ser parte integrante das estratégias de marketing das organizações quando as coisas voltarem ao normal. Além disso, eles estariam mais preparados para lidar com tais eventualidades no futuro... SAIBA MAIS!